[AC-CA]lançou recentemente os resultados do concurso internacional para o projeto conceitual de um Pavilhão de Informações em Londres para os Jogos Olímpicos em Julho deste ano. As propostas deveriam criar um espaço social incorporando 25m² de espaço para informação, uma cafeteria, displays e equipamentos. O concurso recebeu 164 propostas e foram nomeados três ganhadores e sete menções, resultados que são mostrados abaixo, juntamente da apreciação do júri.
Primeiro Lugar – Jose Carlos Cruz, Ines Guedes, Miguel Santos, Antonio Cruz / PORTUGAL
O projeto foi escolhido por sua elegância e porque o esquema está cumprindo altamente com os objetivos. Apesar de ser um tanto literal, o projeto entrega um enorme potencial à arquitetura abaixo dos anéis: os espaços curvos com intrigantes oportunidades para luz natural e vistas.
Os juízes pensam que o projeto captura o espírito dos jogos eficientemente ao mesmo tempo em que demonstra uma grande espacialidade e cuidado com a exposição dos materiais e informação, entendendo o significado do espaço de seu entorno.
É uma proposta de ideia clara, criando um harmonioso intercâmbio com tudo o que o rodeia. O desenho é muito efetivo, os anéis são um símbolo familiar que pode ser visto do alto da cidade, convida os visitantes a conhecer o espaço intrigante.
O uso de aço reciclado, junto com as possibilidades que oferece, agrega atração à proposta, captura e complementa as estruturas de pedra que existem hoje.
Segundo Lugar – Stephanie Durniak, Marie Fade, Baptiste Franceschi (OH!SOM architects) / FRANÇA
Esta proposta é poética e desenhada elegantemente. Trata-se de um projeto que seria difícil e desafiador em sua execução, no entanto é muito ambicioso. Também, traz consigo tecnologias digitais em jogo com a arquitetura.
O desenho captura a atmosfera festiva que se espera nas olimpíadas. Entrega uma nova imagem ao evento e agrega uma nova dimensão a seu espaço irônico, transformando-o com a criação de uma nova cobertura flutuante como um balão.
O uso deste efeito de balão entrega um aspecto festivo e de contínua celebração, quase prolongando a atmosfera da cerimônia de abertura dos jogos.
Terceiro Lugar – Matthew Clare, Rob Duncan (Dowling Duncan & WN Design) / EUA
É uma interpretação interessante dos objetivos do concurso, utiliza uma forte imagem com um grande efeito. Está bem apresentado e entrega a possibilidade levar o conceito um pouco mais além.
É outro projeto com um conceito claro e ideia forte. A busca de uma vista sem obstruções à maioria das estruturas do lugar o faz especialmente intrigante.
Os juízes acharam inteligente o uso das pistas atléticas como signo reconhecível para as pessoas.
Menções Honrosas:
- Vlado Hrivnak, Miroslav Gabriel Sedlak. Marta Bimova, Iveta Kollarikova / República Checa - Yasuhiro Yoshida, Masafumi Yanada / Japão - Sang Uk Park, Heeyin Bang / Coreia do Sul - Nuno Fontarra / Holanda - Lee Dongsub, Park Jinyoung, Choi Heonyoung / Coreia do Sul - Shahram Agaajani, Thierry Cruchten, Serge Schmitgen, Matthieu Ristic / Luxemburgo - Sachin Bhoite, Chintan Raveshia, Ahmad Harun / Reino Unido
Cita: Victor Delaqua. "Resultado do Concurso Pavilhão de Informações para os Jogos Olímpicos de Londres" 14 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48583/resultado-do-concurso-pavilhao-de-informacoes-para-os-jogos-olimpicos-de-londres> ISSN 0719-8906